O que é um produto verde ou sustentável?

O que é um produto verde?O produto verde é um produto cujo impacto no meio ambiente é menor do que o dos seus concorrentes.É um produto ambientalmente ou ecologicamente correto cujo desenvolvimento integra uma ação de responsabilidade social.

É normalmente percecionado como sendo um produto de maior durabilidade, não tóxico, feito à base de materiais reciclados, com minimização de embalagem e sendo reciclável, reutilizável ou biodegradável.

À semelhança de qualquer outro produto, o produto verde deve, na primeira instância, ter o propósito de satisfazer necessidades para as quais foi designado, e só depois satisfazer as necessidades ecológicas demonstradas pelos consumidores preocupados com a preservação ambiental.

O que é um produto verde ou sustentável?

A minha empresa cumpre com os requisitos impostos pela lei ambiental, tenho produtos verde?

Não. ou seja, não basta, por exemplo, ter um produto que cumpra critérios ambientais específicos, é igualmente importante que a sua produção seja ambientalmente responsável.

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?

1 - Aquisição e processamento de matérias- primas

  • conservação dos recursos naturais – água, solo e ar
  • protecção de habitats naturais e espécies ameaçadas
  • uso de recursos renováveis/ uso sustentável de recursos
  • eficiência energética
  • uso de materiais reciclados
  • minimização do lixo e prevenção da poluição
  • minimização do uso e libertação de produtos tóxicos
  • optimização no transporte

2 - Produção e distribuição

  • conservação dos recursos naturais – água, solo e ar
  • uso de recursos renováveis/ uso sustentável de recursos
  • eficiência energética
  • minimização do lixo e prevenção da poluição
  • minimização do uso e libertação de produtos tóxicos
  • optimização no transporte
  • minimização do uso de materiais

3 - Uso do produto e das embalagens

  • conservação dos recursos naturais – água, solo e ar
  • eficiência energética
  • saúde do consumidor
  • segurança ambiental
produtoverde

4 - Uso posterior – fim de vida

  • optimização no transporte
  • reciclabilidade/ facilidade de reutilização, re-fabricação e reparo
  • durabilidade
  • biodegradabilidade
  • segurança na incineração ou colocação em aterro sanitário Para se obter um produto verde tem de se otimizar a empresa e as suas áreas funcionais no respeito pelo ambiente. No entanto, ainda que se implementem estas ações será provavelmente inexistente um produto totalmente ecológico. Isto porque, ainda que de uma forma minimizada, vão sempre gerar-se resíduos durante o seu desenvolvimento, produção, distribuição, consumo e pós-consumo.

Que pontos devo ter em conta na concepção e design dos produtos verdes:?

  • Simplificar o produto
  • Reduzir a quantidade de matérias-primas
  • Reduzir e racionalizar a quantidade de materiais ou componentes utilizados
  • Utilizar materiais recicláveis, reutilizáveis, biodegradáveis
  • Reduzir tamanho e peso
  • Optimizar o processo de fabrico
  • Eliminar ou reduzir o recurso a materiais tóxicos
  • Conceber produtos flexíveis que possibilitem diferentes utilizações
  • Conceber produtos de design intemporal e de elevada qualidade
  • Desenvolver as embalagens de forma ecológica optando por materiais recicláveis, reutilizáveis, biodegradáveis A definição ou verificação de um produto verde ou ecologicamente correcto é ainda um processo difícil. Isto acontece porque há dificuldade em seguir métodos capazes de comprovar e medir de forma realmente eficaz o grau de impacto ambiental de um determinado produto em relação ao seu concorrente.
Multifundos O que é um produto verde ou sustentável?

Porque deve optar por criar um produto ecológico ?

O contexto actual e o aumento das preocupações dos consumidores com as questões ambientais, promovem oportunidades para as empresas criarem novos produtos e/ ou melhorarem os produtos existentes, incorporando-lhes atributos ambientais, nunca esquecendo a satisfação das necessidades dos consumidores. Esta janela de oportunidade é cada vez mais forte, podendo ser encarada como uma vantagem competitiva para a empresa, promovendo o seu crescimento e prosperidade, valorizando-se face a empresas menos atentas à problemática ambiental. É cada vez mais notória a consciência ambiental do consumidor e o aumento da noção que é necessário reeducar hábitos de consumo de forma a reduzir o impacto ambiental, nomeadamente procurando produtos que não prejudiquem o ambiente e que, se possível, até o possam beneficiar.

Precisa de consultoria especializada?

Os artigos mais lidos do no seu blog:

Vouchers para Startups – Novos Produtos Verdes e Digitais

SI Inovação Produtiva

Contacte-nos agora!

Elaboramos o seu plano de negócios que garanta o sucesso da sua empresa e a obtenção de apoios e/ou financiamento.

Conheça também os Sistema de Incentivos no âmbito do Portugal 2030 que poderão apoiar a constituição da sua empresa.

Precisa de ajuda especializada, Consultoria, Fundos ou Incentivos?

FAQ: Tudo Sobre Produtos Verdes e Sustentabilidade

1. O que é um Produto Verde?

Um produto verde é aquele que tem um impacto ambiental menor em comparação com os seus concorrentes. Caracteriza-se por ser ecologicamente correto, de maior durabilidade, não tóxico, feito de materiais reciclados, com embalagem minimizada e que seja reciclável, reutilizável ou biodegradável.

2. O que é Marketing Verde?

Marketing Verde refere-se à estratégia de uma empresa para desenvolver produtos que atendam às necessidades do consumidor, sejam lucrativos e ambientalmente responsáveis. Abrange todas as fases do ciclo de vida do produto, desde a concepção até o descarte.

3. Cumprir a Lei Ambiental Significa Ter um Produto Verde?

Não necessariamente. Cumprir a lei é importante, mas um produto verde vai além, integrando práticas ambientais responsáveis em todo o processo de produção e ciclo de vida.

4. Como Posso Rotular meu Produto como Verde?

Para rotular um produto como verde, é necessário comprovar suas características ecológicas e impacto ambiental. Isso inclui otimização em todas as fases de desenvolvimento, desde a aquisição de matérias-primas até o fim da vida útil do produto.

5. Quais são os Benefícios de Criar um Produto Ecológico?

Criar um produto ecológico pode ser uma vantagem competitiva significativa, especialmente à medida que a consciência ambiental dos consumidores aumenta. Isso pode promover o crescimento e a prosperidade da empresa, valorizando-a em um mercado cada vez mais consciente.

6. Como Conceber um Produto Verde?

Para conceber um produto verde, deve-se simplificar o design, reduzir materiais, utilizar recursos renováveis, e conceber produtos flexíveis e de alta qualidade. É importante também optar por embalagens ecológicas.

7. Por Que Optar por Produtos Verdes na Minha Empresa?

Optar por produtos verdes alinha a empresa às crescentes demandas dos consumidores por práticas sustentáveis, potencializando seu crescimento e diferenciando-a no mercado.

8. O Que Considerar no Design de Produtos Verdes?

No design de produtos verdes, deve-se considerar a redução do uso de materiais, a utilização de recursos renováveis, a minimização de resíduos e a otimização do processo de fabricação.

9. Como a Multifundos Pode Auxiliar na Criação de Produtos Verdes?

Com mais de 20 anos de experiência, a Multifundos oferece consultoria especializada para ajudar sua empresa a desenvolver produtos verdes, garantindo a conformidade com as melhores práticas ambientais e aumentando a competitividade no mercado.

10. Como Posso Contactar a Multifundos para Consultoria em Sustentabilidade?

Você pode entrar em contato conosco através do nosso site, email ou telefone. Estamos prontos para ajudá-lo a criar produtos verdes e sustentáveis e melhorar a performance ambiental da sua empresa.

This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).